sexta-feira, 12 de junho de 2015

Convite do Senhor Siva para Srila Prabhupada

Srila Goura Govinda Maharaj

Um darsan noturno gravado em 1992 em Bhubaneswar, Índia
 

Você vê o manguezal lá? Quando eu cheguei aqui para erguer esta cabana, eu fiquei lá. Não havia nada aqui. Era tudo escuro. Sem eletricidade, sem residência, era tudo selva. Havia uma pequena cabana de barro aqui. Eu ficava só, escrevendo com a luz da lanterna à noite, cantando Hare Krsna e cozinhando minha própria comida. Eu fiquei ali, naquele lugar solitário. Haviam muitos, muitos fantasmas. Quando eu cantava Hare Krsna, todos fugiam. Observe, agora existem algumas casas, mas tudo isso foi um lugar solitário, toda a área. Se você cantar Hare Krsna, Krsna está lá. Quando Krsna está lá, então, gradualmente, tudo vai estar lá. Um dia, meu Guru Maharaja veio aqui, quando ainda era uma selva. Pela primeira vez, eu tinha trazido eletricidade e um cano de água para aquela cabana. Meu Guru Maharaja ficou naquela cabana de barro por 16 dias. Ele não foi para a pousada do Governo. Eu tinha arranjado. Mas ele recusou "Não, não, eu não vou, eu vou ficar aqui!" Não havia nada aqui, mas ele cantou Hare Krsna e falou Krishna-Katha (tópicos sobre Krsna) por 16 dias. Muitas pessoas vieram. Esta terra tornou-se purificada. Pois o Sadhu (Santo) veio, então o terreno virou um tirtha (local sagrado). Então, a partir deste dia começou a se desenvolver. Neste momento também, meu Guru Maharaja disse que este seria o centro da cidade, agora é,  você vê? Ele teve tal previsão, ele podia ver.
Um lote de terra torna-se muito, muito glorificado se um sadhu permanece lá, terra glorificada. Vasundhara Dhanya, janani krtartha, a mãe que da à luz a um sadhu, que carrega tal sadhu dentro de seu ventre, é uma verdadeira mãe. Em contrapartida, outras são como porcos, produzindo crianças que só comem fezes. Então, se você produzir crianças que comem fezes, você é um porco, não uma mãe. Produza um sadhu, carregue um sadhu em seu ventre, então a sua maternidade é perfeita.
Eu estava dizendo. Como em Mayapur, Siva convidou meu Guru Maharaja, "Por favor, venha, por favor, venha para este ksetra." Meu Guru Maharaja tinha desenvolvido algum tipo de mau humor, então ele não tinha a intenção de vir aqui. Senhor Siva, que é um grande Vaisnava disse:

panca-bhautika deha ye
martya-loka-nivasinah
bhagavad-bhakti-rasika
namasya madr samsada

O sadhu que nasce neste mundo material, no corpo que consiste em cinco elementos, ele é um grande devoto do Senhor. Ele é adorado até mesmo por mim. Eu adoro essa pessoa, eu presto os meus respeitos a ele. Siva diz: - "Ele é tão querido, eu não sou tão querido quanto ele é." [Brhad-bhagavatamrta 1.3.54]
 
Então quando meu Guru Maharaja desenvolveu algum mau humor, ele não queria vir aqui. Senhor Siva repetidamente solicitou: - "Por favor, Ó Bhaktivedanta Swami, por favor venha, por favor, venha." Finalmente, ele aceitou o pedido do Senhor Siva. Então ele veio aqui para esse Siva-ksetra (local de Siva), que é a entrada para o Purusottama Ksetra. Então Bhaktivedanta Swami veio a este lugar. Ele ficou na entrada e pensou em construir este templo Krsna-Balaram na entrada do ksetra.
Agora este desejo tem tomado forma, não é? Qualquer um que entre neste ksetra, ele deve primeiro visitar este templo de Bhubaneswar, 'Ó que templo agradável aqui!' Primeiro ele deve passar pela entrada, então ele entra em Sri Ksetra, o nabhi, ao centro e vê Jagannatha. Na entrada o Senhor Siva está recebendo-o, "Venha, venha." Siva está recebendo-o aqui. Então, Srila Prabhupada não pensou em abrir um templo em Jagannatha Puri, ele primeiro pensou em construir um templo na entrada. "Não, eu vou fazer isso primeiro, o próximo passo é Puri no futuro." Primeiro a entrada, um bom portão, "Veja, que ksetra agradável, deixe-me entrar nele." Este é o significado de Bhubaneswar.
Nesse lugar de peregrinação, tirtha, dhama, Mahaprabhu veio. Quando Ele veio, Ele entrou pela primeira vez aqui, Ele visitou o templo Lingaraja - Senhor Siva. Ele dançou lá, fez kirtana, tomou banho no Bindhu Sarovara. Ele visitou o Senhor Shiva. Senhor Siva é um grande devoto, ele é o ksetra-pala - aquele que guarda a ksetra. Antes de entrar no ksetra, você deve ver o ksetra-pala e receber a sua permissão. 'Ó Senhor, por favor, deixe-me entrar.' Tudo bem. Assim os devotos estão cordialmente convidados, bem-vindos. Senhor Siva com as mãos postas diz: "Por favor, venha e veja Jagannatha...".
Toda a história deste ksetra é mencionado no Skanda Purana, no Utkala-khanda; existe um volume especial, Sri Ksetra, Jagannatha, há tudo sobre este ksetra. Para circunbularem este Sri Ksetra, primeiro você deve aproximar-se do Senhor Shiva. Se você evitá-lo, então você vai cometer uma ofensa. Seu dhama-vasa (permanência no local sagrado) e parikrama (peregrinação) não serão frutíferos.
Portanto, este é um ksetra muito famoso. Este clima é muito agradável. A água é muito agradável. A água de Bhubaneswar é muito famosa, esta água de Kedara-Gaurai. Srila Prabhupada tomou todos os dias a água daqui. Ele sentiu um certo alívio, então ele ficou aqui vários dias. Além disso, quando ele estava muito, muito doente em Vrindavan durante seus últimos dias, ele pediu por esta água. Nós a enviamos para Vrindavan. Nós trouxemos esta água para ele todos os dias. Você viu aquele lugar? É no antigo Bhubaneswar, onde o Lingaraja, o templo do Senhor Shiva está. Muitos templos de Siva estão lá, mas Lingaraja é o maior e o primeiro templo. Kedaresvara é um dos lingas e Gauri é sua esposa. Seu templo é conhecido como Kedara-Gauri. A água do poço é muito boa para o estômago.
Quando vim pela primeira vez para Orissa, meu Guru Maharaja me enviou. Primeiro fui para Cuttack, então vim aqui para a velha Bhubaneswar, onde fiquei em duas dharma-salas (pousadas) lá, por uma semana. Muito próximo ao templo Lingaraja. Eu vim aqui a pé, percorri um longo caminho para encontrar um lugar para ficar, para ver onde erguer uma cabana, aqui nesta terra. Você vê, apenas em frente ao manguezal, em outra cabana de barro. Então eu ergui esta cabana de barro. Sua forma não era como é agora. Agora tem aparência agradável. Originalmente, os tijolos foram criados com lama solta. E é naquele cômodo que Srila Swami Prabhupada ficou por 16 dias. 

Fonte:  http://www.srilagourgovindaswami.org/lord_siva.htmlPara outras aulas de Srila Goura Govinda Maharaj visite: http://srilagouragovindamaharaj.blogspot.com.br/

Tradução: Indumati Devi Dasi (Isabella Borgheti)
Revisão do Inglês: Ramananda Das (Felipe D´Aviz)
Revisão do Português: Manmohini Devi Dasi (Mayara Kellermann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário